quinta-feira, 9 de abril de 2015

Olá, pessoal! 

Prontos para aprender uma nova informação interessantíssima? Aí,vai:

A efetiva alfabetização para as crianças surdas precisa acontecer posteriormente ao ensino de libras, que propriamente deve ser a primeira língua dessas crianças. Após essa etapa importante, a escrita deve acontecer com estímulos visuais,como por exemplo:



A criança já sabe qual a configuração de mão para a letra A, então vai relacionar com a primeira letra da palavra abelha, juntamente com o sinal que se refere a Abelha.O domínio da criança surda para se comunicar ocorre pelo canal visual, não será diferente para a aquisição da escrita. Por isso, a criança precisa primeiro ter libras como sua língua materna, dessa forma ela consegue dar significado para as letras e as palavras escritas.

Para a criança surda, o fonema não faz o maior sentido,por isso o português na modalidade escrita não pode ser ensinado para a criança surda da mesma maneira do que para a criança ouvinte.
Percebe-se que existe atualmente um campo de grande preocupação para nós futuros pedagogos e professores atuantes,porque o cenário atual não favorece as crianças surdas,onde a maioria dos professores não domina libras e os pais (no caso de filhos de pais ouvintes),também não. 

As postagens de alfabetização para surdos tem o objetivo de relacionar atividades e novidades para nortear um trabalho de qualidade na questão da alfabetização, para que as crianças surdas tenham as mesmas oportunidades das crianças ouvintes, cada uma com suas próprias especificidades e potencialidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário