sábado, 16 de maio de 2015

Bilinguismo

Bilinguismo,  o que é?
O bilinguismo é aplicado a quem é capaz de falar duas línguas, no universo dos surdos a primeira língua considerada natural é a língua de sinais, no Brasil a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. E em segundo lugar, teríamos o português escrito.

Quando aprender a LIBRAS?
O ideal é aprender ainda na infância, o mais precocemente, pois este é o período mais propício ao aprendizado. Sabe-se que muitas crianças surdas são filhas de pais ouvintes, o que dificulta esse primeiro contato. Porém, é de suma importância que neste caso, os pais incentivem as crianças a ter contato com outras crianças e adultos surdos, para que se promova essa interação e identidade da criança surda

Por que aprender a LIBRAS?
A LIBRAS possui todas as características de uma língua oral, sendo inclusive processada no mesmo meridiano cerebral onde são processadas as línguas orais de uma pessoa ouvinte. O aprendizado da LIBRAS auxiliará no correto desenvolvimento motor e cognitivo da criança, sem que aconteça prejuízos em relação à uma criança ouvinte. Com a LIBRAS, o surdo consegue se comunicar plenamente, expressar sentimentos, conceitos abstratos, enfim se sente parte integrante da sociedade.

A LIBRAS é uma tradução literal do português?
Não. A estrutura gramatical da LIBRAS é diferente do português escrito e falado. Por isso, o surdo deve aprender primeiro a LIBRAS que é a sua língua natural e só depois aprender o português escrito.
Além disso, pode-se encontrar certa dificuldade do aluno surdo em acompanhar a leitura e escrita em português, justamente pelas diferenças que existem entre as duas línguas.

Outros países adotam o Bilingüismo?
Sim. França, EUA, Suécia são países que adotam o bilingüismo.

Oralismo, o que é?
Muito comum nos anos 60, o oralismo é uma linha de pensamento que acredita que o surdo deve aprender a linguagem oral para se comunicar, o que supõe a leitura labial.

O que é preciso para um surdo ser oralizado?
A oralização exige muito treinamento, acompanhamento fonoaudilógico e apoio familiar. Por ser um processo longo, recomenda-se também o seu início precocemente.

Existe alguma desvantagem do oralismo?
Diferentemente do surdo que utiliza a língua de sinais, o surdo oralizado pode não ter contato com a cultura e comunidade surda, o que leva a não construir plenamente sua identidade e podendo apresentar dificuldades de integração na sociedade.                                                         Anna Paula Torres Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário